Espaço dedicado as pessoas que curtem qualquer tipo de arte... e quer mostrar o dom que possui!
Visite-me e contribua!


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Do Lixo à arte: Zé Lixão toca instrumentos musicais reciclados


Do lixo à música. Esse é o caminho percorrido pelo grupo Ciclo Natural, que constrói instrumentos musicais com sucata. Assim, de uma lata de panetone nasce uma espécie de violão. Pedaços velhos de madeira, com partes de uma vassoura para quintal dão vida a uma calima, instrumento de origem africana.
Zé Lixão, nosso boneco cidadão, ficou surpreso com a qualidade do som e também com a beleza dos instrumentos, que apesar de feitos com o que iria para o lixo, são bem acabados e decorados.
Os fundadores do grupo, Ciro Kastrup, de 31 anos, e Marco Arruda, de 30, sempre tiveram a preocupação de darem o exemplo ecológico.
— Não somos biólogos, somos músicos, e essa é a nossa maneira de contrinbuir. Desde o início tivemos essa preocupação — explica Ciro.
O Ciclo Natural existe há 10 anos. Os dois músicos pesquisavam, principalmente na internet, e faziam cursos sobre a criação de instrumentos, quando foram convidados por uma feira de ecologia em um shopping no Recreio para fazerem uma oficina.
— A gente quis continuar com essa idéia de juntar educação e ecologia. Quando a oficina é para crianças, contamos uma história e fazemos a sonoplastia com os instrumentos — conta Marco.
Usando muitos tubos de PVC, bambu, latas de biscoito e cordas velhas de guitarras, pessoas de todas as idades são capazes de fabricar os instrumentos.
— A relação com aquilo que nós construímos é diferente, não é como comprar. Muitas crianças nunca tiveram esse tipo de contato com a música — ressalta Ciro.
Zé Lixão, orgulhoso da iniciativa, aproveitou o dia para relaxar ao som da música do grupo, que sofre influência de ritmos brasileiros e africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário