Espaço dedicado as pessoas que curtem qualquer tipo de arte... e quer mostrar o dom que possui!
Visite-me e contribua!


domingo, 19 de junho de 2011

Harmonia de Cores

A mais fina das artes visuais. Harmonizar as cores é tarefa difícil e complexa, e todo colorista é um poeta. A maior dificuldade na harmonia reside no fato de as cores influenciarem-se mutuamente. Este belíssimo efeito chama-se de contraste simultâneo. Conforme as cores se justapõem, elas influenciam-se mutuamente. Uma cor de tom médio perto de outra cor de tom escuro tende a parecer mais clara do que de fato é; perto de uma cor de tom claro, a mesma cor tende a parecer mais escura. Isto implica que qualquer projeto de combinação de cores deve ser testado empiricamente, na prática. 
Acima vemos a ocorrência do contraste simultâneo através de um losango vermelho entrelaçado com linhas azuis e amarelas. Embora o losango seja de uma única cor, por contraste simultâneo, parece-nos ver duas tonalidades diferentes de vermelho. A ilustração é baseada nas experiências cromáticas do artista e teórico brasileiro Israel Pedrosa.
Além disto, outros fatores também são importantes na harmonização como, por exemplo, o tamanho da área ocupada pela cor. Um amarelo colocado em um pequeno detalhe da composição pode ter um efeito totalmente diferente caso ocupasse a área de uma larga parede. Entretanto, deve-se ter em maior conta na hora da harmonização a idéia de que não existe certo ou errado em combinações de cores. Para muitos, por exemplo, vermelho e verde não se combinam. Ledo engano, pois é uma combinação muito utilizada, tanto na natureza como na publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário